HOME Notícias

Notícias

Fique por dentro o que acontece na ISJB...

Congresso Internacional Salesiano Pastoral Juvenil e Família
Congresso Internacional Salesiano Pastoral Juvenil e Família

O Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil, P. Fabio Attard, apresentou na manhã de 28 de novembro, durante o Congresso Internacional Salesiano Pastoral Juvenil e Família, o horizonte para poder dar hoje a resposta carismática de Dom Bosco. O dia foi completado pela apresentação de algumas experiências feitas em diversos países, com a reflexão por Regiões e o trabalho nos minicursos programados.
Attard ofereceu uma visão das propostas que a Congregação foi desenvolvendo sobre Pastoral Juvenil e Família, desde o Capítulo Geral Especial (CGE) de 1971 até nossos dias.

“A família é o lugar da primeira educação” e, nesse sentido, o P. Attard evidenciou que “a missão das nossas comunidades é procurar manter com os pais uma colaboração e uma profunda compreensão da comum responsabilidade e ação: a educação dos jovens”. Depois, afirmou: “Pastoral Juvenil sem família não é uma autêntica experiência pastoral”.

Em vários momentos o Conselheiro evidenciou que a formação deve ser “maior e melhor”, sublinhando que, num contexto religioso, social e sexualmente pluralista é necessário um acompanhamento mais qualificado. Enfatizou ainda que, neste momento de crise “horizontal e vertical, que influencia o sentido da presença dos outros e de Deus”, é importante propor o espírito de família como “categoria existencial”.

E, concluiu: a Pastoral Juvenil “não é uma atividade, mas um processo” que deve ser integrado no projeto inspetorial.

Momento importante do Congresso foi a apresentação de algumas boas-práticas. Experiências como o trabalho dos Salesianos em Chennai (Índia), para a integração de jovens com HIV; os centros de assistência familiar de Bratislava, ou a aliança educativa para acompanhar famílias e jovens até Turim, diversas atividades de formação dos pais em New Rochelle (USA), Dingli (Malta) ou Macau (China), ou o trabalho com grupos de pais em Madri e o projeto espanhol “Pastoral in Zapatillas”, formado por um itinerário e diversas fichas para viver a vida cristã em família, preparado pela editora Edebé.

O segundo dia do Congresso Internacional Salesiano Pastoral Juvenil e Família terminou com a celebração eucarística presidida por Dom Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto e Secretário Especial dos dois Sínodos dos Bispos dedicados ao tema da família, que, na homilia, referiu-se a Dom Bosco como “um sonhador que soube sonhar o sonho de Deus para os jovens”.

Acompanhe o #SYMFamily17 através de:

Twitter:      @Symfamily17

Facebook:   Symfamily17

YouTube:    Symfamily17

Flickr:         Symfamily17