HOME Família Salesiana

Família Salesiana

Um vasto movimento a serviço da juventude

APRESENTAÇÃO

É um conjunto de diferentes instituições e movimentos católicos que se propõem a seguir a espiritualidade e a missão propostas por Dom Bosco. O termo Família descreve a ligação existente entre os vários grupos com intensidades diversas. Como essa espiritualidade se fundamenta nos escritos de São Francisco de Sales, que propôs a alegria como caminho de santidade, é denominada salesiana.

A Família Salesiana compreende hoje 30 grupos oficialmente reconhecidos com mais de 400 mil membros.Esses grupos vivem em comunhão recíproca, compartilham o mesmo espírito e continuam a missão iniciada por Dom Bosco com vocações especificamente distintas.

70 anos a serviço da vida

A paróquia é local de encontro com Deus e com os irmãos.

Grupos da Família Salesiana presentes na Inspetoria São João Bosco:
SDB

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) formam a Congregação Salesiana de Dom Bosco, que é uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada em 1859, por São João Bosco e aprovada, em 1874, pelo Papa Pio IX. Seu nome oficial é Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em homenagem a São Francisco de Sales, contudo, são popularmente conhecidos por salesianos de Dom Bosco, (em latim: Salesiani Domini Bosci) o que determina sua sigla: SDB.

Abertos às culturas dos países em que trabalham, os SDB procuram compreendê‑las e acolher seus valores para encarnar nelas a mensagem evangélica. As necessidades dos jovens e dos ambientes populares, a vontade de agir com a Igreja e em seu nome, movem-os e orienta-os em suas ações pastorais para o advento de um mundo mais justo e mais fraterno em Cristo. Os principais destinatários da missão salesiana são os jovens, especialmente os pobres e em situação de risco. Os salesianos trabalham também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social e entre os povos ainda não evangelizados.

A Congregação é composta por irmãos de vida consagrada, que fazem votos simples de castidade, pobreza e obediência. Os salesianos podem optar pelo sacerdócio, de modo que existem padres e irmãos salesianos. Ela foi a primeira instituição a constituir a família salesiana. Entre suas obras podem-se citar colégios e serviços beneficentes, espalhados por várias partes do mundo.


 

FMA

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) ou Salesianas de Dom Bosco, grupo fundado em Mornese na Itália, por São João Bosco com a ajuda feminina de Santa Maria Domingas Mazzarello no dia 5 de agosto de 1872. Desde a origem, a intenção sonhada foi educar evangelizando a juventude feminina, como Dom Bosco já fazia com os meninos. Caminho árduo, mas feliz! 

O Instituto das FMA conta atualmente com 13.000 irmãs distribuídas em 1.436 comunidades, em 94 nações, nos cinco continentes. Elas atuam em escolas, obras sociais, centros de formação profissional, obras para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, associações para o tempo livre, voluntariado, catequese, obras de primeira evangelização, trabalho com indígenas, obras de promoção da mulher, atividades de microcrédito e microeconomia, entre outras.

Quer conhecer mais sobre este trabalho? Acesse os endereços abaixo:

Inspetoria Madre Mazzarello – Belo Horizonte

Inspetoria Imaculada Auxiliadora – Campo Grande

Inspetoria Nossa Senhora da Paz – Cuiabá

Inspetoria Nossa Senhora Aparecida – Porto Alegre

Inspetoria Maria Auxiliadora – Recife

Inspetoria Laura Vicuña – Manaus

Inspetoria Santa Catarina de Sena – São Paulo

Inspetoria Nossa Senhora da Penha – Rio de Janeiro

Inspetoria Santa Teresinha – Mato Grosso

CDB

O Instituto dos Voluntários Com Dom Bosco (CDB) foi fundado no dia 12 de setembro de 1994, pelo Padre Egídio Viganó, nascido na Itália, mas que passou grande parte de sua vida eclesiástica no Chile. Dom Egídio foi o 7º sucessor de Dom Bosco, Reitor Mor da Congregação Salesiana por quase 18 anos. Atualmente, os Voluntários de Bom Bosco estão presentes em 23 países da América, África, Ásia e Europa, com 84 membros que atuam em diversos setores.

No Brasil, a presença dos CBDs teve início em 1998, em Belo Horizonte-MG. Hoje, o grupo está resente em diversas regiões brasileiras, sendo presença amorosa de Deus na vida da Igreja e do mundo. Nestes lugares, os CDBs procuram colaborar com a evangelização, seja nas pastorais, nos movimentos, na vida social e familiar, dando testemunho do carisma Salesiano.

Saiba mais acessando o site do grupo: www.voluntarioscomdombosco.blogspot.com.br

VDB

O Instituto das Voluntárias de Dom Bosco (VDB) foi fundado, em 1917, pelo padre italiano Felipe Rinaldi, terceiro Sucessor de Dom Bosco na Congregação Salesiana. As Voluntárias com Dom Bosco vivem com certa reserva. Não se apresentam como consagradas. Isto lhes permite levar uma vida como a das outras pessoas. Respondendo ao chamado de Deus, as VDBs professam os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência e procuram integrar em sua vida os três elementos característicos da sua vocação: consagração, laicidade e salesianidade.O Instituto das Voluntárias de Dom Bosco (VDB) foi fundado, em 1917, pelo padre italiano Felipe Rinaldi, terceiro Sucessor de Dom Bosco na Congregação Salesiana. As Voluntárias com Dom Bosco vivem com certa reserva. Não se apresentam como consagradas. Isto lhes permite levar uma vida como a das outras pessoas. Respondendo ao chamado de Deus, as VDBs professam os conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência e procuram integrar em sua vida os três elementos característicos da sua vocação: consagração, laicidade e salesianidade.

ADS

A Associação Damas Salesianas (ADS), foi fundada oficialmente em 13 de maio de 1968 na Venezuela pelo Pe. Miguel González, SDB, que, assim como Dom Bosco, não se contentou apenas em servir ao povo como sacerdote, mas desejou materializar o amor de Deus pelos irmãos através da promoção social e evangelização. Atento às urgências de seu tempo percebeu na força e capacidade transformadora da mulher, a possibilidade de colocar em prática seu objetivo.

Aos poucos a ADS foi se espalhando pelo mundo. Atualmente está presente em mais de 40 países e é o 16º grupo da Família Salesiana.

Na Inspetoria São João Bosco há cinco Centros ADS: Centro Social Maria Auxiliadora, em São João del Rei-MG; Centro Social São Miguel Arcanjo, em Arcangêlo-MG; Centro Social São Domingos Sávio, em Araxá-MG; Centro Social Dom Emanuel, em Silvânia-GO e Centro Social Pe. Alberto Ferreira dos Santos, em Gameleira de Goiás-GO. Juridicamente constituídos, os Centros são entidades sem fins lucrativos (ONGs) e todas as Damas Salesianas são voluntárias nos diversos projetos que desenvolvem.

 

A opção pelas crianças, jovens e adolescentes, sobretudo os mais necessitados, motiva toda ação pastoral ADS.

 

Conheça mais sobre a ADS, seja nosso parceiro ou se torne um educador voluntário ou uma Dama Salesiana.

 

Entre em contato: dirnacionaladsbrasil@gmail.com e experimente viver o amor de Deus na partilha, na gratuidade, na acolhida de quem precisa.

ADMA

A Associação de Maria Auxiliadora  – ADMA foi fundada por Dom Bosco no dia 18 de abril de 1869, junto ao Santuário de Maria Auxiliadora, em Valdocco, Turim (Itália), com a finalidade de promover e defender a fé cristã junto ao povo simples. É um Grupo da Família Salesiana que está presente em todo o mundo, especialmente junto às obras dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Trabalha em comunhão e fidelidade com os Pastores da Igreja e em colaboração com os outros Grupos eclesiais, especialmente com os Grupos da Família Salesiana.

O regulamento da Associação de Maria Auxiliadora foi  escrito pelo próprio Dom Bosco, ele recomendava aos salesianos que propagassem a devoção à Virgem, com o título de Auxiliadora, em qualquer parte do mundo onde fossem. Por isso, é que hoje se fala da Virgem Auxiliadora como na Senhora de Dom Bosco. Atualmente, são mais de 30.000 associados no mundo.

Saiba mais acessando o site do grupo: www.donbosco-torino.it/port

SSCC

Os Salesianos Cooperadores nasceram com o projeto apostólico de Dom Bosco em favor dos meninos pobres. Ampliando-se a sua obra, Dom Bosco sentiu uma necessidade crescente de Cooperadores (sacerdotes também, mas principalmente leigos), ligados à missão salesiana. Desde 1841, ele recorreu à colaboração de muitas pessoas para levar adiante a sua “obra dos oratórios”. O que ele, de fato, pretendia era fundar uma sociedade cujos membros partilhassem o mesmo projeto. Uns como membros externos (leigos vivendo no mundo – salesianos cooperadores) e outros como membros internos (religiosos consagrados vivendo em comunidade).

Depois de muitas tentativas para realizar o projeto inicial, fundou dois grupos distintos: os Salesianos Consagrados (1859) e a Associação dos Cooperadores Salesianos (1876), aos quais deu um regulamento específico com um título já por si elucidativo: Salesianos  Cooperadores, ou seja, um modo prático de fazer o bem em defesa dos bons costumes e a serviço da sociedade civil. A primeira e mais insigne cooperadora foi certamente a sua mãe, Margarida Occhiena, trabalhando no Oratório desde 1846 até à morte, em 1856.

Ex-Alunos / Ex-Alunas (FMA)

A Associação de Ex-alunos e Ex-alunas das filhas de Maria Auxiliadora-FMA é um grupo laical constituído por antigos alunos e alunas da obra das FMA. Nasceu, em 1908, quando em Turim, na Itália, um grupo de ex-oratorianas organizou-se em associação para partilhar e difundir os valores de sua herança educativa. A parir de então, se iniciou um trabalho de solidariedade junto a jovens, mães de família, operárias e camponesas, com a abertura de escolas noturnas, escolas profissionais gratuitas, bibliotecas circulantes e companhias de teatro. Hoje o grupo está presente em várias partes do mundo.

 

Ex-Alunos / Ex-Alunas (SDB)

Associação dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco nasceu de um pequeno grupo de antigos alunos  do primeiro Oratório de Valdocco, em Turim,na Itália. É uma associação civil, não eclesial e a política que reúne ex-alunos e ex-alunas. O grupo conta atualmente com cerca de 97 mil membros.

Saiba mais sobre o grupo no site: www.exaluno.org.br

Canção Nova

A Canção Nova integra a família salesiana. Fundada pelo salesiano monsenhor dias Abib, é uma Comunidade Católica que tem como objetivo principal “a evangelização através dos meios de comunicação”: TV, Rádio, Internet e também por meio dos produtos do departamento de audiovisual – DAVI, nas produções e comércio de livros, CD’s, vídeos, entre outros materiais, os quais são todos destinados à evangelização.

O Sistema Canção Nova é mantido pela Fundação João Paulo II – entidade sem fins lucrativos.  A Rádio Canção Nova foi inaugurada 25 de maio de 1980, a Rádio Canção Nova com o objetivo de evangelizar por meio de uma programação empenhada em levar aos ouvintes informações, cultura, educação e formação espiritual.